quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ainda tenho Orkut

Sim eu ainda tenho Orkut. Acho que só está eu lá. Ele vai acabar oficialmente em 30 de Setembro. Bem,não sei a quem serve essa informação, acho que ela está um pouco atrasada.

Orkut Büyükkokten é o nome do criador do Orkut. Um engenheiro de software que colocou o próprio nome em sua criação. Eu nunca colocaria meu nome em um negócio desses. Imagina os amigos falando: "Entrei no Beto, Fulano também entrou no Beto. Criaram uma comunidade no Beto."

Mas o pessoal não sabe que na verdade o Orkut fez foi aplicar "A teoria dos seis graus de separação" de Stanley Milgram, psicólogo da Universidade de Harvard na década de 60.

Milgram identificou que todas as pessoas do mundo estão separadas por seis graus: ou seja, entre dois desconhecidos existem no máximo, seis pessoas. Essa teoria é comprovada pelas redes de relacionamentos virtuais.

O Orkut foi o primeiro a estabelecer uma relação intermediária entre todos os usuários da rede identificando quem conhece quem e que pessoas em comum os usuários têm entre si.

Em 1990, o americano John Guare escreveu uma peça sobre a teoria que depois virou filme com  Will Smith. Assisti ainda em video cassete (e a gente tinha que rebobinar a fita depois senão pagava multa).

O filme mostra que podemos ter acesso a qualquer pessoa se tivermos as conexões certas. Pode dar trabalho e levar tempo, mas é possível chegar lá. "Seis graus de separação" é o nome do filme.

Anos depois quando fiz o Orkut  juntando tudo dava uns 40 contatos e logo pensei:  Pronto, agora  vou conhecer o Papa! Estou quase famoso.

Todavia quando vi depois um amigo  já no facebook com 2.486 amigos...lembrei que quando eu estudava  na 8ª série devia ter uns 40 alunos na minha sala, eu era amigo só de 6.

Entretanto quem você conhece que conhece alguém que conhece alguém que conhece você? Devemos todos conhecer esta estreita relação e aproveitar o melhor dela. Hoje ensinam isso nos cursos de publicidade e de administração.


Mas o que mais me chama atenção no Facebook, tema da primeira pesquisa que inventei da minha cabeça, é que 94% das pessoas no facebook são bonitas. É o paraiso. Aqui voce pode ser bonito mesmo. E acredite até bem sucedido. Se for paquerar, cuidado, não é raro você depois perceber que é um parente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário