Então a continuação do Sistema Financeiro Nacional segue com o Subsistema Normativo. Aqui voces vêem que dei atenção aos órgãos que legislam correto? O Conselho Monetário Nacional, O Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários são as matérias que virão pela frente. Falo de cada órgão em separado por força da importância deles no edital da prova. Aliás, se voce está começando em concursos comece de forma profissional. Pegue os editais anteriores e veja as matérias. Cuidado que os editais bancários vêm mudando, logo o corrreto é pegar o do último ano.
Todavia perceba que nenhum órgão nasce sem uma lei que o crie. Então pra você o Bacen é apenas uma lei. Ou seja, cabe a você entender o que o Banco Central faz e tem que fazer de modo que os artigos da lei é que se transformam nas questões da prova. Pela experiência todos os professores de Conhecimento Bancários sabem o que as bancas irão cobrar. Assim, traduzimos os artigos em "competências", "atribuições" e assim por diante. Então, toda vez que voce vir algo cobrando a competencia para autorizar abrir um banco por exemplo, saberá ligar à informaçao ao Banco Central.
De forma didática dividimos em mercados como na figura acima. Quatro grandes mercados voces verão na figura. Clique para aumentar depois. Já nesse slide (no power point é animado) vemos o Banco Central na esquerda e o Copom, a parte de câmbios (moedas estrangeiras) e a Política Monetária ligados à ele. Na direita vêm a Comissão de Valores Mobiliários e desejo que quando ouvir falar nela, lembre-se do caso do empresário Eike Batista. É uma fórmula mnemônica que depois completaremos com uma música ok! E pra gente espantar a preguiça vamos fazer exercícios. Vocês não terão nenhum sucesso se não fizerem exercícios. Tentem fazer
contando as centenas, 300, 400 e daí por diante. Falo sério, já temos casos comprovados que pra qualquer concurso a regra de fazer 1000 questões vale. Leva tempo, mas é garantido. Veja depois o caso de Thiago Queiroz.
Bem, quanto ao exercício, esse aqui transcreve a definição de instituição financeira, é o artigo 17 da lei 4595/64 lembra? Falei na aulinha anterior.
Percebam gente como cai o mais importante. A banca quer saber se o aluno sabe ao menos o que é uma instituição financeira já que ele quer trabalhar numa, correto?
Bom, nesse aqui você vê a cobrança daquele quadro que tem o esquema do Sistema Financeiro dividido em dois grandes grupos. Qualquer apostila ou livro que voce for comprar vai ter esse esquema. Costumo colecionar todas pois em sala de aula aparecem alunos com apostila de todo tipo. Vestcon, Solução, Brasil Cultural, Meridional, Criativa, Multimídia Editora são algumas. Quando o concurso sai eu falo delas, após analisar. Já a letra "b" também está correta porque define o que "faz" o sistema em si. O sistema faz transferência de dinheiro, e só isso. Se te perguntarem pra que serve o tal SFN, responda que transfere grana de quem tem pra quem nao tem e ponto final.
Gosto dos conceitos o mais simples possível. Considero que escrever simples não é fácil, por isso tentaremos sempre esmiuçar os conceitos. Óbvio que haverão percalços para os quais você vai ter que ler mesmo a letra da lei pra não ter prejuízo do conceito com simplificações que omitem informações importantes.
Finalmente cabe um comentário à essa última questão. A letra a está correta pois quem opera são os bancos, as corretoras etc. E a letra b errada porque quem manda em tudo é o Conselho Monetário Nacional. Ate a próxima! Comente!
Finalmente cabe um comentário à essa última questão. A letra a está correta pois quem opera são os bancos, as corretoras etc. E a letra b errada porque quem manda em tudo é o Conselho Monetário Nacional. Ate a próxima! Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário