Nestas incursões pelos meandros da literatura, deparei-me certa vez com um catálogo de livros da Record, era um encarte de duas páginas e cinco dezenas de livros, pela proximidade de meu aniversário de quinze anos, listei pouco mais de uma dúzia deles e fui, temeroso, apresentar a proposta de presente de aniversário a meu pai.
Ele gostou e pouco depois recebi os livros, entre eles um em especial me chamou a atenção: Programação Neuro Linguística de Richard Bandler, eram os idos de 94 e eu me deliciei com as possibilidades de reprogramar o cérebro.
Este foi meu primeiro contato com as chamadas "Técnicas Avançadas de Aprendizado", de lá pra cá muita coisa se passou, conheci os Mapas Mentais, o PEA (Programa de Enriquecimento de Inteligências), a Fotoleitura, o Coaching e tantas outras técnicas de manipulação da informação.
Recentemente em Brasília tive a oportunidade de chancelar meus conhecimentos, fiz cursos de fotoleitura e de mapas mentais com Huáras Duarte e Walter Hermann respectivamente.
A constatação de que podemos aprimorar infinitamente nossa cognição era ansiosamente aguardada, e veio em uma concordância de gênero, número e grau.
Todavia um alerta aos empolgados de plantão: Cuidado com os engodos!
Não saia por aí se inscrevendo no primeiro anúncio de cursos de memorização e leitura dinâmica. Procure gente tarimbada na área, pois em doze anos desde o primeiro contato, já fui vítima de meus desenganos tanto com livros quanto com palestras.
A ânsia de vestibulandos e profissionais por absorver grande quantidade de informação em reduzidas porções de tempo é uma alucinação. O que posso afirmar é que, em primeiro lugar, nenhuma técnica sozinha fará voce devorar livros com cem por cento de memorização.
As técnicas se complementam e precisam de treino, muito treino, para se conseguir confiança.
Outra coisa, Leitura dinâmica é algo totalmente diferente de Fotoleitura, diria até que esta é gênero da qual aquela é espécie.
Memorização e suas dezenas de macetes estão espalhadas por bancas de jornais de qualquer esquina, todavia não seja seduzido por pílulas de informação, leia livros como Mapas Mentais-Enriquecendo Inteligências, do autor brasileiro Walter Hermann.
Inauguro aqui uma série de artigos acerca do apaixonante tema, a cada dia opinarei sobre uma técnica, o intuito é clarificar estudantes, concurseiros e vestibulandos sobre a melhor forma de se prepararem para provas e exames.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário